O CouchDB armazena os dados em documentos. Cada documento tem um nome único no banco e o CouchDB provê uma API HTTP RESTful para ler e atualizar (adicionar, editar, excluir) os documentos do banco de dados.
Os documentos são as unidades primárias de dados, consistem em um número qualquer de campos e anexos. Os documentos também incluem metadados que são mantidos pelo sistema de banco de dados. Os campos possuem nomes únicos (por documento) e contem valores de vários tipos (texto, número, booleano, listas, etc) e não há qualquer limite definido para o tamanho do texto ou elemento.
O modelo de atualização de documentos do CouchDB é lockless (sem lock) e otimista. Edições nos documentos são feitas por aplicações clientes que carregam os documentos, aplicam as alterações e salvam de volta ao banco de dados. Se outro cliente que estiver editando o mesmo documento salvar as alterações primeiro, o cliente recebe um erro de conflito de edição. Para resolver o conflito de atualização, a versão mais recente do documento pode ser aberta, a edição é reaplicada e a atualização é tentada novamente.
As alterações nos documentos (adicionar, editar, excluir) são “tudo ou nada”, tem sucesso completamente ou falha completamente. O banco nunca contem documentos salvos ou editados parcialmente.
Essa é uma tradução adaptada do início do Overview técnico do CouchDB:
http://couchdb.apache.org/docs/overview.html