Erros que cometi nesse sprint

Estou há mais de um mês sem postar nada por aqui, sim, sempre a mesma desculpa da falta de tempo. Trabalhando bastante, vários trabalhos na faculdade, alguns projetos paralelos e outras coisas estão consumindo grande parte do meu tempo.

Bom, desculpas a parte, arranjei um tempinho para compartilhar um pouco dos problemas que tive essa semana no trabalho. Acho que tão útil quanto compartilhar coisas boas que aconteceram é bom compartilhar o que não foi tão bom assim, afinal aprendemos bastante com os erros, talvez os meus erros te ajudem a errar menos =)

Eu passei os últimos três anos da minha vida trabalhando no desenvolvimento do Guia SPMais (sim fizemos outros projetos na Seek, mas esse era o principal). Boa parte do que eu aprendi sobre desenvolvimento web, programação, SEO entre outras coisas foi desenvolvendo o SPMais. Fizemos muitas coisas boas, com destaque para a migração de PHP para Ruby on Rails. Eu gostava bastante de trabalhar na Seek, afinal lá trabalhei com amigos como o Godinho, a Cássia e o Hary.

Há cerca de dois meses mudei de emprego (vários os motivos que podem se tornar um post separado). Agora estou trabalhando na Nu Design em São Paulo/SP. A Nu é uma agência com um time de desenvolvimento fantástico (Rails é claro =p), estou tendo vários novos desafios e aprendendo muito com caras como Marco, Samuel e com a consultoria do Carlos também.

Toda essa introdução só para ficar mais claro o contexto hahahah. Basicamente a Nu tem um processo de desenvolvimento bastante maduro (no meu ponto de vista). Apesar dos contratos dos projetos ainda serem de escopo fechado, utilizamos SCRUM e alguns conceitos de metodologias ágeis.

Essa semana cometi alguns erros que comprometeram (não tão drasticamente assim) a entrega desse sprint. Vou listá-los abaixo.

- Comecei várias tarefas ao mesmo tempo

Sem dúvida o meu maior erro foi dar start em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. No meio do sprint fiquei travado esperando um layout para terminar a minha tarefa, então comecei a fazer a modelagem que iria utilizar para as próximas tarefas, o problema foi que eu startei quatro tarefas (estimadas em 13 pontos) ao mesmo tempo. Ou seja, peguei uma carga de trabalho maior do que fui capaz de fazer e “impedi” que outra pessoa pegasse alguma desssas tarefas.

- Estimei mal o prazo

Estimar prazos é sempre complicado, as vezes queremos ser a Mãe Diná e tentamos prever o futuro, mesmo que seja algo próximo, cometi um baita erro estimando um prazo que não fui capaz de cumprir. Fiquei até mais tarde no trabalho e nem isso resolveu o problema da minha estimativa. Provavelmente por não entender o problema completamente.

- Cometi falhas na comunicação

Sem dúvida um dos principais objetivos das metodologias ágeis é melhorar a comunicação. Quando há falha na comunicação, há problemas sérios. O erro que cometi foi não me comunicar tanto com os outros desenvolvedores quanto com o PO, então tive dificuldade na parte técnica e a minha implementação não atendeu o esperado da funcionalidade.

- Não escutei as pessoas

Um erro comum do ser humano é não escutar as outras pessoas, principalmente aquelas que tem bem mais experiência que você, dentro de uma equipe de desenvolvimento não é diferente. No meio do sprint o Carlos identificou o problema de eu ter pego mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mas fui teimoso acreditando que isso não iria atrapalhar. Cometi outro erro.

Lições que aprendi nesse sprint:

– Não tente abraçar o mundo, faça uma coisa de cada vez, uma tarefa por vez.
– Não se comprometa a fazer mais do que você é capaz.
– Investigue o problema de maneira profunda, sua estimativa será melhor.
– Converse com as pessoas, pergunte, questione, compartilhe e faça com que compartilhem com você.
– Escute as pessoas, quem tem mais experiência pode ter passado por problemas que você ainda não passou.
– Estude e aprenda sobre metodologias ágeis, nunca ache que você já sabe o suficiente.

E o mais importante

- Programar em par pode parecer “mais lento”, mas ajuda a diminuir problemas como esses.

5 thoughts on “Erros que cometi nesse sprint

  1. Realmente esses são erros comuns de acontecerem afinal sempre tem a parte humana e o programador é egocêntrico por natureza quanto ao seu código, ele sempre quer fazer mais em menos tempo mas isso não quer dizer que é melhor, tem que saber o seus limites e isso a gente só aprende errando mesmo =D

  2. Excelente o post cara. Parabéns!
    Como trabalhamos juntos entendo ainda mais o problema, mas é aquilo que a gente já converso uma vez: O time que “comanda” o projeto. Logo, quando estimamos bem nos fortalecemos, quando não, o erro recai sobre nossos ombros. Vivencia de projeto nos dá essa experiência para errar menos, pois estamos sempre aprendendo sobre o que funciona e o que não.. Abração!!!

  3. Grande Lucas,

    Primeiro quero de ter um puxão de orelha, como assim você está em SP e não me falou nada para tomarmos uma gelada ?

    Bom, vamos lá, cara meus PARABÉNS por reconhecer o erro, assumir que precisa mudar e além disso compartilhar com as pessoas, normalmente o ser humano não quer nem reconhecer e você foi muito além disso.

    Sabe o que é legal nessa sua história, todas as coisas que você colocou no seu post nos já havíamos discutido em nossos poucos bate-papos sobre agilidade e mesmo assim isso acoteceu com você, e sabe por que ? Ficou apenas na teoria. Se serve de consolo pra você esses são erros que você não ira mais cometer, e sabe por que novamente ? Porque você sentiu na pele, passou pela expericiência na prática meu amigo e não ira mais acontecer com você. Isso faz muita diferença, há muitas pessoas discursando sobre Agile só não tiveram a experiências hands-on e isso é um grande erro na minha opinião também.

    Só uma observação sobre sua escrita meu amigo, não escute apenas o experiênte, escute qualquer pessoa, todos temos algo a agregar. Uma frase muito boa de uma cara que admiro, o Peter Drucker ( guru da administração e gênio na liderança ). ” O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”

    Grande Abraço

    Fabiano Milani

    Obs.: Precisamos marcar pra tomar uma gelada !

  4. Fala Fabiano,

    putz, jurava que tinha te falado que estava trabalhando em São Paulo.
    Obrigado pelo parabéns, é realmente difícil assumir nossos erros, mas tento assumir os meus e deixar as coisas bem transparentes.
    Tive a experiência desses erros na prática, mesmo sabendo da teoria de “como nao errar”.

    Valeu Fabiano =)

    Obs.: vamos marcar sim, você toma uma breja e eu um suco hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>