Mentoria com o Lucas Renan

“If you want to really learn something, try teaching it to someone else.” – Chad Fowler

E se você pudesse ser um profissional excepcional aprendendo como se estivesse trabalhando em uma empresa de forma rápida e prática?

No livro The Passionate Programmer, Chad Fowler apresenta dicas valiosas de como ter uma carreira excepcional no mundo do desenvolvimento de software. Dois dos capítulos são: “find a mentor” e “be a mentor”. Com base na recomendação do Chad, estou lançando hoje um novo serviço de mentoria.

Paixão pelo ensino

Através de um processo de coaching, acabei descobrindo minha paixão pelo ensino. Na mesma época do coaching (2011) eu e alguns amigos fundamos o GURU Sorocaba. Desde então venho organizando meetups, ministrando cursos e fazendo apresentações. E no começo do ano passei 6 semanas dando aulas na Polônia.

Por que mentoria?

A forma de ensino tradicional com aulas sendo ministradas por um professor para vários alunos, impossibilita que o professor tenha uma abordagem diferenciada para cada perfil de aluno, comprometendo o resultado do ensino como um todo.

É muito comum os profissionais e estudantes de tecnologia buscarem cursos específicos para aprenderem uma nova tecnologia ou se aprofundarem em determinado assunto.

Através da mentoria, conseguimos ter uma abordagem customizada de acordo com o perfil de cada mentee. Também não nos prendemos a um único assunto. Imaginando que o mentee queira aprender desenvolvimento web, podemos começar do basico e ir até o deploy, cobrindo todas as áreas para o desenvolvimento de um projeto real.

Como funciona?

O mentee define os assuntos que quer aprender e o mentor estima a quantidade de horas necessárias. Basicamente o mentee escolhe a grade e carga horária, seguindo um fluxo de escopo aberto, de maneira que semanalmente podemos replanejar o escopo da mentoria.

A mentoria pode ocorrer on-line ou presencial (São Paulo, Sorocaba e região).

Quais assuntos?

Fica a critério do mentee, algumas sugestões são:
Desenvolvimento de software: ruby, ruby on rails, html, css, javascript, mysql, couchdb, mongodb, git, orientação a objetos, scrum, xp, etc. Como fazer apresentações: design, storytelling. Carreira, liderança, inglês ou o que mais o mentee acreditar que eu possa ser um bom mentor.

Sobre o mentor

Eu venho trabalhando com desenvolvimento web nos últimos sete anos. Já trabalhei com php, .net e nos últimos tempos com ruby. Atualmente trabalho como desenvolvedor para a nu, um estúdio de design gráfico de São Paulo.

Sou coordenador de intercâmbios profissionais da área de TI na AIESEC Sorocaba.

Estudei na FATEC Sorocaba e atualmente sou aluno do mestrado em ciência da computação da UFSCar Sorocaba.

Para quem se destina?

A mentoria é focada em estudantes e profissionais, de forma individual. Para grupos ou empresas, entre em contato que podemos planejar algo também :)

Contato
Quer dar um upgrade na sua carreira? Entre em contato através do e-mail: contato@lucasrenan.com

7 thoughts on “Mentoria com o Lucas Renan

  1. Olá … gostei tanto dessa ideia, mas me diga .. como participo?

  2. Gostaria de saber a tabela de valores, pacotes de tecnologia etc.
    Abraços

    ps: ideia genial

  3. cara me passa os valores e tals curti muito a ideia e me interessei bastante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>