Quem disse que aprender ruby seria fácil?

Semana passada vi que o Renato Molina compartilhou um post muito interessante: “Ruby rocks and Java sucks?“. É claro que o post se trata da velha história, não existe bala de prata, use a melhor ferramenta para o determinado tipo de problema. Particularmente eu gosto muito de ruby <3 e tenho a felicidade de utilizar ruby para resolver boa parte dos meus problemas.

É claro, você vai achar um milhão de posts pela internet sobre como ruby é elegante, como ruby on rails é produtivo, como a sintaxe é mais limpa que a do Java e etc. Isso tudo é verdade, porém isso não significa que programar em ruby seja fácil.

Outro dia desses estava conversando com o Guilherme Vinícius sobre o trabalho que estamos realizando com o GURU Sorocaba. Nos últimos 12 meses realizamos um dojo, algumas palestras, alguns cursos e também encontros com palestrantes de altíssimo nivel.
Todo esse trabalho tem sido muito gratificante e válido, estamos conseguindo movimentar uma comunidade em torno do ruby aqui em Sorocaba. Muitas pessoas estão se conhecendo e evoluindo muito (inclusive nós mesmos). Porém, confesso que esperava um pouco mais de resultado. Gostaria de ver mais negócios surgindo, mais pessoas trabalhando com ruby, mais projetos sendo criados com ruby on rails e principalmente mais pessoas programando em ruby.

Em maio, durante a SeCOT da UFScar Sorocaba, conversei bastante com o Fabio Akita e um dos assuntos foi o mercado de trabalho. Sempre vejo nos noticiários matérias falando sobre a falta de bons profissionais no segmento de tecnologia de informação, de como estamos com um gap imenso de programadores. Está extremamente difícil encontrar bons programadores ruby, até mesmo desenvolvedores que tem pouca experiência com rails estão empregados devido a escassez de desenvolvedores.

Se ruby é simples, se ruby on rails é tão produtivo, se tantas pessoas gostam de ruby, por que há essa falta de bons programadores no mercado?

Eu me fiz essa pergunta durante vários dias. A conclusão que cheguei é bem simples: programar é uma arte complexa, difícil e que exige muito esforço. Sem dúvida que ruby é uma linguagem simples e que o rails nos ajuda a ser muito produtivos, mas isso não significa que é fácil. E no fundo isso vale para outras tecnologias como java por exemplo. Um programador não se torna bom do dia para a noite, sem um determinado esforço. Você tem que buscar a excelência a cada dia.

Ou seja, você precisa sair da sua zona de conforto! Acordar cedo no fim de semana e ir nos encontros, investir uma grana para ir nos eventos, ler vários artigos na internet, ler livros técnicos, fazer cursos e o principal: programar, programar e programar.

Mas não se preocupe, se quiser ser só mais um na média, as fábricas de software também estão contratando =p

One thought on “Quem disse que aprender ruby seria fácil?

  1. Muito bom post cara, não tem mágica na informática, se fosse assim não era tão difícil achar bons programadores, por isso que quem é bom ganha e ganha muito merecidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>