Propriedades ACID

Ultimamente escrevi alguns posts sobre o CouchDB, um deles referente as propriedades ACID.
As propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade) são fundamentais nos bancos de dados, sejam os relacionais ou os orientados a documentos. Então, também é valido tratarmos desse assunto referente aos bancos relacionais, em um contexto geral.
Atualmente os sistemas de informação suportam vários usuários. O banco de dados tem que garantir a confiabilidade nas transações, haja vista que muitas podem ocorrer concorrentemente.

O que é uma transação?

Uma transação é um programa em execução que forma uma unidade lógica de processamento no banco de dados. Uma transação inclui uma ou mais operações de acesso ao banco de dados — englobam operações de inserção, exclusão, alteração ou recuperação. *

Por que a Restauração (Recuperação) é Necessária?

O sistema deverá garantir que: (1) todas as operações na transação foram com­pletadas com sucesso e seu efeito será gravado permanentemente no banco de dados ou (2) a transação não terá nenhum efei­to sobre o banco de dados ou sobre quaisquer outras transações. *

Atomicidade
A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não será executada.

Consistência
A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente.

Isolamento
A propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente.

Durabilidade
A propriedade de durabilidade garante que o que foi salvo, não será mais perdido.

* Algumas respostas foram retiradas do livro: Sistemas de banco de dados – Ramez Elmasri e Shamkant B. Navathe.

4 thoughts on “Propriedades ACID

  1. Caro amigo muito obrigado gostei muito de sua explicação sobre a propriedade ACID, fico muito grato, pois como estou começando na faculdade acho muito importante obter este tipo de conhecimento e se possível no futuro enviar coisas da área para meu email, desde já agradeço.

  2. Muito Obrigada! Estou estudando para uma prova em que as explicações da professora não eram nada esclarecedoras.
    Esse texto me salvou. rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.